quinta-feira, 5 de junho de 2008

Primeira Gramática da Língua Portuguesa


5 comentários:

maria júlia disse...

Hoje em dia os alunos esquecem facilmente o que aprendem na escola de forma "tradicional", lendo livros, apostilas, fazendo exercícios e estudando apenas para o dia da prova. A maioria dos estudantes tem dificuldade de entender e assimilar o conteúdo dado. A leitura está cada vez mais "escassa" no mundo dos adolescentes. A maioria deles acessa a internet diariamente, deixando de lado os estudos e principalmente a leitura. Por isso é importante ensinar com formas opcionais, como desenhos, músicas e brincadeiras, de forma que o aluno não esqueça rapidamente o que aprendeu.

Grupo: Alvin e os esquilos.Gincana da 1.7.2.

Unknown disse...

Muitos acham que a leitura é algo que se faz por lazer, só pra quem gosta e tem curiosidades, mas, hoje em dia, as crianças e adolescentes trocam essa leitura, por horas no computador, nao percebem, ou nao entendem, que, mesmo decorando nao aprendem, gravam para a prova e depois, se for perguntar, nao sabem, pois estudam só para tirar uma nota boa na prova e mostrar para os pais que são bons alunos.
Mas o que mais influencia é a leitura.
Com a leitura se tem mais conhecimento e mais facilidade de expressão, com aleitura você aprende a interpretar melhor o que os outros querem dizer, compreende melhor o mundo.
Resumindo, a leitura faz com que a mente fique livre, aberta aos conhecimentos e a tudo que há de interessante e importante no mundo

Grupo: Urupês.Gincana 1.7.2.

221 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
viviiii disse...

Hoje em dia, os alunos estão "esquecendo" de ler livros no papel, com capa... Preferem ler as coisas, pesquisá-las, na internet. "Dúvidas? Ah, pesquisa lá na internet!". Até parece que o dicionário não existe mais.
Os alunos, ultimamente, mal estão lendo o enunciado da questão. Outros, não prestam atenção e dizem que a "profi" não explicou.
Como já disseram, a leitura está cada vez mais escassa na vida, no mundo, no cotidiano dos adolescentes. Desse jeito, nossos filhos não vão mais nem ouvir falar em livros.Se não ensinarmos isso a eles, como vai ser?
"Livro, mãe? Ah, isso é coisa de velho! A internet é muito melhor!"
Isso é falta de cultura e pelo jeito, poucas pessoas estão percebendo a "destruição" que fazem sem ler. A destruição da cultura, da Educação, da mente!

221 disse...

Olá profª Valquíria!Eu,Helena, estou aqui para representar minha equipe ''Tropa das Letras'' da 1.7.3.

Achei muito interessante o texto: "Gramática: a vilã da Língua Portuguesa... a salvação da qualidade textual".
Concordo que se o aluno não tiver uma boa interpretação de texto,dificilmente ele vai ter um bom rendimento em L.P., mas também não somente em L.P, ele também não vai conseguir entender História, Geografia, entre outras,pois essas matérias são basicamente interpretação de texto.
O aluno que não lê, que não presta atenção nas aulas de Gramática vai ter dificuldade tanto em L.P., como em outras matérias!Na nossa idade o hábito de ler é pequeno,mas acho que ele deve ser aumentado,pois ler nos ajuda a aprender,enteder e crescer como estudantes,
Gramática é uma matéria que você precisa prestar muita atenção quando o professor explica, precisa entender e precisa estuda-la diariamente em casa,pois ela não é nem um pouco fácil.
A Língua Portuguesa é um idioma um tanto complexo, com várias regras e váriaçãos etc. Mesmo sendo tão difícil você precisa domina-la, pois no nosso futuro,independente da profissão que você escolher ela será EXTREMAMENTE importante para mim.

Beijos para você professora Valquíria,
Helena