quinta-feira, 5 de junho de 2008

Gramática: a vilã da Língua Portuguesa...a salvação da qualidade textual!

O ensino da Língua Portuguesa deve buscar desenvolver no aluno não só a habilidade de compreensão de discursos e de reflexão sobre a prática textual, mas também aguçar neles a vontade de produzir e difundir idéias. Como a linguagem verbal possui estrito vínculo com o pensamento e, por isso, não poder ser compreendida sem relação com uma situação concreta de enunciação, as atividades propostas pelo professor devem contemplar as diversas situações sócio-comunicativas a que o aluno é (ou será) exposto em sua vida cotidiana, científica, profissional..., de modo a viabilizar ao aluno o acesso ao universo de textos que o circundam, inclusive de outras disciplinas. Daí decorre a fundamental importância da abordagem, em sala de aula, dos diferentes tipos de gêneros discursivos existentes na sociedade, trazendo para o estudo da LP a realidade quanto ao uso da língua: o domínio desta língua será finalmente contextualizada à possibilidade de participação social, de acesso à informação e de expressão e defesa de pontos de vista, cumprindo, assim, o papel fundamental da Educação.


A seleção de bons textos (sejam eles literários, jornalísticos, científicos ou metalingüísticos) e de exercícios e reflexões será decisiva para o alcance de um ensino satisfatório da LP, um ensino que desperte no aluno a vontade e a capacidade de buscar a aquisição e a produção de conhecimento através da linguagem. Tal mudança de conduta quanto ao ensino da Língua Portuguesa, que propõe uma rediscussão sobre o ensino da Gramática, depende não só da elaboração de material didático adequado, mas principalmente da formação de professores interessados em discutir sobre O que é ensinar Língua Portuguesa.


Como se vê, não é fácil...nem ensinar e nem apreder. Deve-se, então, amenizar as dificuldades... é necessário muita leitura. Tenho percebido a grande dificuldade em interpretação de meus preciosos alunos. É trágico saber que as regras sintáticas, hoje, nesta sociedade imediatista e virtual, não é a grande vilã. A tragédia está em um aluno de 7ª série, por exemplo, não conseguir perceber quando uma frase está na ordem inversa. ISSO É FALTA DE INTERPRETAÇÃO, de reflexão sobre "quem fez a ação?"...sei que parece patético esse comentário...mas estou muito triste com os caminhos que a Educação está seguindo...


Gostaria muito que não fosse assim...as vezes, flagro-me refazendo e buscando novas estratégias para ajudar cada estudante a melhorar a sua relação com o estudo da língua. O consolo vem quando recebo bilhetinhos ou elogios nos corredores, ressaltando qualidades "da profi". Na maioria das vezes, dizem "ai...profi, a profi é legal, mas...gramática não é fácil." Fico realmente muito feliz, pois em minha época de escola, eu não achava nada fácil a Matemática e muito menos pude dizer aos meus últimos professores que "eles eram legais"...bah!!!



15 comentários:

cristhian e ricardo disse...

Minnha equipe (lider: cristhian) achou muito legal o texto, porque ele fala que não é facil nem aprender nem ensinar, isso quer dizer que para aprender gramatica, precisa-se de muito estudo e muita dedicação!

Renata disse...

Concordamos com o que está escrito no texto, a gramática não ensina apenas a escrever corretamente (como muitas pessoas acham), ela estimula a leitura, a formação de idéias. Precisamos dela no nosso dia-a-dia.
Porém, discordamos com uma parte do título: "Gramática: a vilã da Língua Portuguesa". Não consideramos a gramática "vilã da LP". Se você estuda e se dedica, ela não é difícil de aprender. Mas se você não tem vontade, ela será muito complicada. Para aprender gramática é necessário saber, não há como decorar. Todos possuem capacidade, mas falta determinação e dedicação.
Essa semana, em minha aula de inglês, estava aprendendo como mudar a frase "transformando" o objeto em sujeito. Como eu saberia qual era o objeto da frase sem a gramática? Isso mostra como ela é importante não apenas nas aulas de LP, mas também nas aulas de inglês, história, geografia, etc. (Comentário da líder).

Atenciosamente, equipe "Os sem nome".

PALIMPTEXTO disse...

Muito legal, Val! o texto e os comentários!

Equipe João, Anderson e Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Equipe João, Anderson e Bruno disse...

Oi "Profi"
Nossa, achei muito legal essa sua reflexão da lingua.
Tambem acho que é necessária a diversão no estudo, senão fica so nos textos, exercicios e etc. Precisa-se (viu, agora sei usar corretamente os pronomes obliquos)
de uma saida no cotidiano das aulas, algo renovador, algo que promova o interesse de todos, até do professor.
Ao meu ver, a gramatica é melhor compreendida na leitura pois eu leio muito e acho que por isso tenho poucas dificuldades.
Tambem acho que, as vezes, a nota não é a nota real de uma pessoa, acho que as regras, as vezes são demais e a pessoa que tira 4, 5 la na frente vai ter um bom desempenho na vida, porque leu, porque sabe escrever redação, acho que essas coisas que importam mais.
Claro que a peassoa tem que saber o basico como a ordem da lingua portuguesa, escrita e etc mais não precisa ser tão aprofundado para se dar bem na sua vida.
Beijos
João (lider da equipe)

" lume " ♥ disse...

Eu, em nome de toda a equipe Azaza irei me pronunciar a respeito da nossa opinião sobre o texto: "Gramática: a vilã da Língua Portuguesa... a salvação da qualidade textual".

Realmente concordo que é de extrema importância o hábito diário de ler.
Ler nos faz crescer, aprender, conhecer... nos prepara para a vida adulta que está a espera. Por esse motivo acho essencial o hábito, ou “hobbie” de ler, e principalmente de gostar de ler(o que na nossa idade é bastante raro).
São admiráveis e agradáveis os seres humanos que bem sabe utilizar a sua própria língua, com verdadeira sabedoria.
Tenho consciência que durante toda a minha vida, ter domínio da língua portuguesa formal e saber bem interpretar um texto (sendo ele de qualquer gênero) me trará grandes benefícios perante a sociedade.
Tento utilizar língua formal pelo menos na escrita, para que assim esta vá se enquadrando no meu dia-a-dia, e em um futuro próximo eu entenda grande parte de sua complexidade.
Na parte em que o texto diz que é difícil tanto aprender quanto ensinar gramática, também tenho o mesmo conceito. Por ser uma língua bastante complexa (e bela), é cansativo tanto para os alunos quanto para os professores a repetição das milhares de regras existentes dentro desta então citada. Por isso, sou adepta a sugestão de haver aulas diferenciadas sobre a gramática, para que assim, a professora consiga atingir também aquele aluno que momentaneamente não está interessado pelo assunto, ou desconhece sua real importância futura.

Um grande beijo Professora Valquíria,
Maria Luiza (líder)

221 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leticia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leticia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
leticia disse...

"Gramática, a vilã da língua portuguesa...a salvação da qualidade textual."

Este título, tem tudo a ver com o que vivenciamos em nosso dia-a-dia!

É muito legal, que as pessoas gostem der ler, queiram ter conhecimento e domínio de sua própria língua e tenham o hábito de ler, obviamente, selecionando bons textos e livros, para ter uma leitura produtiva.

A gramática é realmente a salvação da qualidade textual, pois, não somente ler um texto agradável é bom, como também conviver com uma pessoa que tenha um uso correto, de próclise, ênclise e até, dependendo da situação, a mesóclise (tudo bem que seria estranho conversar com alguém que fosse usar a mesóclise numa conversa do dia-a-dia, mas enfim...). É muito ruim, quando você escuta uma pessoa lendo, sem fazer a devida pausa nas vírgulas e pontos, pois é muito complicado de entender, e pode causar uma grande confusão!

Mas não podemos esquecer de comentar, que a gramática é " A VILÃ DA LÍNGUA PORTUGUESA", e por isso muitas pessoas apresentam dificuldade em usá-la corretamente. Tenho que admitir, que eu realmente me confundo em identificar frases na ordem inversa, e tenho certeza, que muitos colegas de minha classe também.

E é por esse motivo, que eu só tenho a elogiar a idéia de fazer uma gincana, pois é uma meio, na minha opinião, muito eficiente de "aprender brincando". O clubinho dos batatinhas já teve muitos deslizes, e não começamos muito bem...
Mas eu garanto que daqui para frente vamos cumprir as nossas responsabilidades, para podermos aproveitar esta ótima oportunidade de aprender sobre a nossa língua, que será fundamental agora, e mais além.

Grata pela oportunidade.

Beijos

Letícia Amanda Cechinel, assessora de comunicação.

Caroline disse...

Equipe:Titãns.
Nossa equipe não concorda com uma parte do título "Gramática: a vilã da Língua Portuguesa...", pois se não existisse a gramática a L.P. não seria tão bonita e tão "especial" como é hoje. Concordamos com o restante do título "... a salvação da qualidade textual", porque as regras dela são muito importantes para um texto completo e inteligente.
Também achamos que a gramática é fundamental na educação (aprendizagem) e muito importante para as pessoas saberem como se expressar, sendo assim tendo mais informação e conhecimento.
A gramática não é fácil, mas nada na vida é fácil. Temos que ler, reler, falar, ouvir e errar para depois aprender. Sabemos que "nem ensinar e nem aprender não é facil", por isso estamos se esforçando ao máxmo para nos ajudar, uns aos outros.
Comentário extra: A Língua Portuguesa é linda, quando bem interpretada e bem planejada. Ela é muito especial por vários motivos, mas um deles que mais nos chama a atenção é a existência da palavra "saudade". Porque só existe nessa língua, e não tem um significado concreto. É um sentimento que somente a L.P. conseguiu transformá-lo em uma palavra com 7 (sete) letras. Isso sim é o que agente pode chamar de um Idioma, não do país, mas da população!
Atenciosamente, Equipe Titãns (1.7.3)!

Unknown disse...

Oi "profiv@l", nós da equipe Furacão, achamos muito interessante a sua postagem, pois fala de um assunto que deveriamos comentar todos os dias.
Gramática é sim um assunto dificil, mais que deve ser valorizado por toda a população.
Pois se hoje em dia precisamos saber Inglês fluentemente para termos um bom emprego, por que não precisaríamos saber bem o português?
Se formos analizar a população iremos perceber que muitas pessoas tem um português muito "sofrido".
Essa realidade deve mudar!
Atenciosamente, Ana, Beatriz, Betina, Bruna, Isabela, Laís, Mariana e Mateus.

Unknown disse...

Equipe:Máfia dos estudamtes (M.D.E)
o nosso comentário sobre o texto da gramática é de que para saber a lingua devemos ler muito para nos informarmos e podermos interpretar melhor os textos e demais literaturas.E desta forma crescer sabendo mais sobre a gramática portuguesa, pois sem ela não conseguiriamos nos comunicar com perfeição.Atensiosamente equipe M.D.E

Unknown disse...

Professora Valquíria,

Primeiramente, eu gostaria de dizer, o quanto eu achei legal a idéia de um professor ter um blog. Além de ser algo inovador, é mais moderno e mais expressivo, assim os alunos mais 'dedicados' (se é que podemos classificá-los assim) conseguem ter a idéia de que professor não é só aquele que dá tarefa e corrige as provas no final de semana, e sim, aquele se sente culpado por não ter conseguido ensinar o aluno a ordem inversa de uma frase ou um vero transitivo indireto.
Mas enfim, eu concordo plenamente quando você diz que não é facil aprender, e muito menos ensinar. Eu, por exemplo, tenho dificuldade em certas coisas, mas não posso negar que eu me dedico a pelo menos tentar entender o que significam todos aqueles textos e enunciados, porque uma coisa é certa: Dificuldade, falta de atenção e falta de interpretação são coisas completamente diferentes, o que faz com que a gramática seja a grande vilã, que na verdade não é.
No final das contas, fica uma dúvida implícia no ar: Qual dessas três alternativas será a que afeta tantos brasileirinhos como nós(nós, eu me refiro aos estudantes principalmente os de 7a. série) ou é só um período de nossas vidas em que devmos perceber que é preciso estudar, porque agora nem tudo é como antes, tudo nas nossas mãos?
Além de tudo isso, achei a gincana um modo muito interessante e diferente de nos avaliar, porque nem toda a avaliação é composta de questões difíceis, critérios extensos e tudo o mais, e sim de companherismo e o principal, o estudo que nunca pode faltar.
E só uma última coisa sobre os tais bilhetinhos; acho que nós como alunos devemos honrar quem nos ensina e nos leva para frente, seja com bilhetinhos ou de qualquer outra forma, e tudo isso pelo simples fato que quando passarmos todas essas regras da maravilhosa língua portuguesa para a próxima geração de alunos de sétima série, gostaremos de ser reconhecidos também.

Novamente, parabéns pelo blog.
Abraço das Cherry!

Comentário postado por Maria Eduarda Gonçalves Silva, acessora da líder do grupo Cherry.

221 disse...

Olá profª Valquíria!Eu,Helena, estou aqui para representar minha equipe ''Tropa das Letras'' da 1.7.3.

Achei muito interessante o texto: "Gramática: a vilã da Língua Portuguesa... a salvação da qualidade textual".
Concordo que se o aluno não tiver uma boa interpretação de texto,dificilmente ele vai ter um bom rendimento em L.P., mas também não somente em L.P, ele também não vai conseguir entender História, Geografia, entre outras,pois essas matérias são basicamente interpretação de texto.
O aluno que não lê, que não presta atenção nas aulas de Gramática vai ter dificuldade tanto em L.P., como em outras matérias!Na nossa idade o hábito de ler é pequeno,mas acho que ele deve ser aumentado,pois ler nos ajuda a aprender,enteder e crescer como estudantes,
Gramática é uma matéria que você precisa prestar muita atenção quando o professor explica, precisa entender e precisa estuda-la diariamente em casa,pois ela não é nem um pouco fácil.
A Língua Portuguesa é um idioma um tanto complexo, com várias regras e váriaçãos etc. Mesmo sendo tão difícil você precisa domina-la, pois no nosso futuro,independente da profissão que você escolher ela será EXTREMAMENTE importante para mim.

Beijos para você professora Valquíria,
Helena